Internet, “terra de missão”

 

 

 

 

Internet, “terra de missão” para a Igreja na EuropaCem membros da Comissão Episcopal Europeia para os Meios de Comunicação se encontraram no Vaticano neste dias para uma sessão de trabalho sobre o tema “A cultura de Internet e a comunicação da Igreja”.

Um tema que pareceu cada vez mais importante à medida que se desenvolviam os debates. Para monsenhor Di Falco, os membros da Igreja são chamados a uma real conversão de sua atitude diante da nova cultura. A reflexão sobre a web 2.0, sobre as mudanças nas práticas religiosas, sobre a influência da internet, sobre o lugar que ocupa entre os jovens, são alguns dos temas abordados nesta assembleia.

Porém o acontecimento mais significativo foi sem dúvida discussão com membros dos grandes sites da internet. Uma discussão que se desenvolveu em pleno coração do Vaticano, onde se realizou o encontro. Após os quatro dias de trabalho, os bispos e os peritos participaram do Angelus na Praça São Pedro.

Na conclusão da oração o Papa Bento XVI saudou-os e agradeceu-lhes por sua “contribuição qualificada sobre certas temáticas de grande atualidade”.“Quando São Paulo chega a Atenas, onde vai? Onde as pessoas estavam, para encontrá-las, para lhes falar, para lhes ouvir. Hoje fazemos o mesmo caminho. Hoje, onde se encontram alguns de nossos contemporâneos? Diante da tela do computador, na internet, então se queremos ir a seu encontro para lhes falar de Cristo, temos que ir a internet”.

O que quizemos fazer foi estabelecer um diálogo, de modo particular com os grandes líderes da internet pois encontramos responsáveis de Facebook, de Google, de Wikipedia e outros, que são onipresentes na internet, e em suas organizações se encontram um grande número de pessoas. Por isso, o que queríamos era estabelecer um diálogo com eles, falar com eles, ouvi-los, tentar entender melhor o objetivo que eles perseguem. Era mais neste nível, não tanto em termos de atualização mas sim estabelecer um encontro, um diálogo, e não nos ignoramos”.

No dia das Missões

 

Anúncios

Uma resposta

  1. muito bom, abraços mpenhabastos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: