O sentido e razão de ser Sacerdote !!!!

O Padre Emiliano Tardif – o da postagem anterior,veja o vídeo – foi quem me mostrou Jesus. Digo mostrou, que é diferente de dizer “foi quem me falou de  Jesus”. Ele não falou de Jesus, ele mostrou-me a presença real e viva de Jesus ressuscitado;  e fez com que eu pudesse encontrá-Lo. Pudesse aprender a amar Jesus escondido no Santíssimo Sacramento.     

O Padre é aquele que mostra Jesus, levá-nos a Jesus, promove o nosso encontro pessoal  com o Ressuscitado. Precisa ser, então, aquele que mantem o seu próprio encontro, a sua própria relação e intimidade com o Cristo. Aliás,  todo Padre é chamado a ter  uma relação única, só dele com o Senhor, por conta de ser seu Sacerdote.  Ele é levado à uma dimensão de relacionamento exclusiva com o Cristo, que só o Sacerdote pode ter e mais ninguém.

Não falo aqui do ministrar os Sacramentos. Falo sim  de como estar e ser com Jesus, falo do seu  modo de relacionar-se com a pessoa de Cristo. Do seu acesso mais profundo ao coração transpassado de Jesus, que só é dado ao Sacerdote por conta do Sacramento da ordem. Do acesso à sua misericórdia. Do acesso às graças da sua salvação em favor das almas. E do qual o padre não pode privar-se de maneira alguma, pois  fracassaria como o seu Sacerdócio !!!

Esta intimidade do Sacerdote com a pessoa de Jesus é única, e de um modo todo particular, todo especial acontece  na celebração da Santa Missa. No instante da consagração, o coração de Jesus torna-se UM com o coração do Sarcedote.  Vou repetir: o coração eucarístico de Jesus que pulsa vivo na Hóstia Santa  vai se unir ao coração do Sacerdote e tornar-se UM com ele.   É o maior momento de graça na vida de um Padre. Não existe nada que possa superar este instante !!!

O coração humano, pobre, miserável e pecador daquele Sacerdote  torna-se UM com o coração de Deus, torna-se UM com a Misericórdia, torna-se UM com a Verdade, torna-se UM com o amor. De tal modo que o Sacerdócio só tem um sentido de ser:  a de  mostrar Jesus Ressuscitado para as pessoas e o mundo !!! Mostrar, que é diferente de falar. Mostrar de um modo que  Jesus possa ser encontrado por todos. Os padres que só falam de Jesus sem mostrá-Lo, sem promover o encontro do coração das pessoas com o seu coração transpassado que vem para curar e libertar-nos do pecado, já  deixou de viver o verdadeiro sentido e razão de ser do seu Sacerdócio !!! 

Acho oportuno terminar com as palavras do Santo Papa Bento XVI dirigida aos seus ex-alunos no final do tradicional encontro ocorrido em Castel Gandolfo de 25 a 28 de agosto:

“Neste tempo de ausência de Deus, quando a terra das almas é árida e as pessoas não sabem de onde vem a água viva, peçamos ao Senhor que se mostre”.

“Queremos pedir-lhe que, àqueles que buscam em todos os lugares a água viva, mostre-lhes que Ele é esta água e que Ele não permite que a vida dos homens, sua sede pelo que é grande, pela plenitude, se afogue e se sufoque no transitório.”

“Queremos pedir-lhe sobretudo pelos jovens: que a sede d’Ele viva neles e que possam reconhecer onde se encontra a resposta”.

“E nós, que pudemos conhecê-lo desde a juventude, podemos pedir perdão, porque não somos capazes de levar a luz do seu rosto aos homens; muito pobremente deixamos transluzir que ‘Ele é, Ele está presente e que Ele é a realidade grande e plena que todos nós esperamos’.”

“Peçamos o seu perdão; que nos renove com a água viva do seu Espírito e que nos permita celebrar os sagrados mistérios dignamente.”

Ernesto Peres de Mendonça

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: