Comissão belga pede à Igreja mais valentia em favor das vítimas de abusos

O relatório final da Comissão criada pela Igreja Católica na Bélgica para receber denúncias de vítimas de abusos de clérigos pede mais valentia e atenção para essas pessoas.

O relatório foi apresentado em uma coletiva de imprensa, na sexta-feira passada, em Lovaina, pelo professor Peter Adrianssens, ex-presidente da Comissão para Tratamento de Denúncias por Abusos Sexuais em Relação Pastoral (janeiro-junho 2010).

Em sua última recomendação, os membros da Comissão afirmam: “as vítimas esperam e merecem uma Igreja valente, que não tenha medo de enfrentar sua vulnerabilidade e que coopere na busca de respostas justas”.

Os membros da Comissão demitiram-se depois da polêmica ação policial de 24 de junho na sede do arcebispado de Malinas-Bruxelas, em que foram confiscados seus arquivos. Esta ação policial foi declarada ilegal na quinta-feira passada pela justiça belga.

“A Comissão aconselha a Igreja a ter uma grande consideração com as vítimas: a Comissão é favorável à responsabilização dos autores de abusos, fazendo-os contribuir, entre outras coisas, com um fundo que servirá para oferecer terapia e outros tratamentos para as vítimas que precisarem”.

A Comissão constata que na Igreja na Bélgica não existe uma iniciativa específica para lidar com os autores desses delitos. “É uma falta grave – destaca –. A colaboração com outros países pode ajudar a elaborar uma resposta a esta lacuna”.

“A Igreja deve enfrentar expressamente os mecanismos internos que aumentam o risco de abusos de posição de força, podendo intervir de forma preventiva, garantir a transparência e reforçar a competência e a empatia dos religiosos”, acrescenta o relatório.

O relatório final oferece testemunhos de vítimas, informações sobre as vítimas e autores, a metodologia de trabalho da Comissão e conselhos para a Conferência Episcopal.

Fonte: Zenit

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: